sábado, 21 de março de 2015

Periostite e Corrida



              Estudando sobre Sistema Esquelético, imediatamente veio em mente síndrome de estresse do tibial medial, também chamada de periostite medial da tíbia,"canelite"para os íntimos. Muitos corredores, amadores e profissionais ou até mesmo militares já sentiram uma a "agulhada na canela" durante a atividade, podendo permanecer após os treinos e se não houver cuidado, pode levar a um estado crônico de inflamação e/ou evoluir a uma fratura por estresse. Por isso, se for adepto desta prática esportiva, não de ouvidos a frases como: “corre que passa”, ou “depois passa”, pois esta inflamação na película (periósteo) que envolve a tíbia (osso da canela) é algo que deve ser levado a sério.



CAUSAS
Além do excesso de treino, calçados gastos, calçados inadequados a corrida ou ao tipo de pisada (neutra, pronada ou supinada,), excesso de pronação, pé cavo/ plano ou até mesmo uma superfície imprópria a corrida (ex: bloquetes) podem levar o atleta a desenvolver tal quadro.

PREVENÇÃO
Além de verificar os fatores acima, seguir um treino com uma graduação de intensidade que respeite não só seu sistema cardiovascular, mas também sua adaptação ao esporte é fundamental. Alongamentos e exercícios que fortificam a panturrilhas, músculos do tibial anterior e demais regiões dos membros inferiores, também é importante.

RECUPERAÇÃO
É primordial a atenção aos sintomas iniciais, ao sentir dores reduza o treino a uma carga confortável e só então aumente a intensidade (velocidade x quilometragem) lentamente, se sentir dor novamente não insista em mantê-la. Para aliviar as dores, faça imersão de gelo após treinos e/ou compressas geladas (no meu caso reagi melhor a água quente) e se quiser experimente Kinesio tape, meias de compressão ou tornozeleira.

SINAIS DA TÍBIA
Presença de dor ao tocar na canela ao pular ou ao caminhar, pare, pois pode ter havido uma fratura por estresse, as vezes não detectáveis via raio x, por isso a importância de uma cintilografia óssea ou ressonância magnética se os sintomas permaneceram , converse com seu médico.
Manere no seu treino se durante o mesmo sentir dores que cessam após ao término da atividade.

No mais, aproveite essa atividade física que pode trazer muitos benefícios a saúde e lembre-se de procurar sempre os especialistas da área, seja de saúde ou educação física.

REFERÊNCIAS
  • ESPECIAL RUNNER’S WORLD, ABRIL, EDIÇÃO 43-A
  • http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-estresse-do-tibial-medial

Nenhum comentário:

Postar um comentário