O musculo esquelético é composto por dois tipos básicos de fibra muscular, fibras de lenta contração ou Tipo I e fibras de rápida contração ou Tipo II. As fibras de rápida contração ou Tipo II podem ser divididas em Tipo lIa e Tipo Ilb. Geralmente, as fibras do Tipo I têm alta capacidade oxidante e capilaridade densa, com relativa lentidão de contração e relaxamento, e são resistentes às fadigas.
As fibras do Tipo Ilb têm baixa capacidade oxidante e capilaridade baixa, com alta capacidade glicolítica e relativa rapidez na contração e relaxamento, e atinge a fadiga rapidamente. As características morfológicas e fisiológicas do Tipo lIa são intermediárias entre os Tipos I e II b. As fibras Tipo lIa têm alta capacidade oxidante e alta capacidade glicolítica, contraindo-se e relaxando rapidamente e tendo alguma resistência a fadiga.
Três unidades motoras básicas são encontradas no musculo esquelético humano. O diâmetro do axônio está diretamente relacionado à velocidade de condução. As fibras musculares (I, lIa e IIb) estão assinaladas com bioquímicas diferentes: miosina ATPase, enzima oxidativa, enzima glicolítica. Note as diferenças na curva de fadiga: fadiga rápida (FR); rápido, resistente à fadiga (RRF); lento, resistente à fadiga. Fonte: Simões.R, 2004.

Fibras musculares com características morfológicas e fisiológicas similares são agrupadas em unidades motoras. A unidade motora é composta por um neurônio motor e fibras musculares inervadas. Quando um neurônio motor é ativado, todas as fibras musculares da unidade motora se contraem.
Entretanto, os três tipos básicos de fibras musculares da unidade motora diferem com referência à velocidade e força de contração, características metabólicas e fadiga. Diferenças nas propriedades contráteis entre unidades motoras são devidas a diferenças nos neurônios motores que estão inervados nos fibras musculares bem como diferenças contráteis dentro dessas fibras musculares
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -
http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/34521/musculo-esqueletico-e-unidades-motoras#ixzz3ZURNlTQP
Nenhum comentário:
Postar um comentário